terça-feira, 20 de março de 2007

Passo de Palavra 592 - Salmo 77 (todos versos)

Brás, São Paulo, 11 de março de 2.007.

Amados irmãos, este salmo que acabamos de ler não é de Davi, é de outro salmista, Asafe.
Asafe no decurso de sua vida passou por algum processo que ficou registrado, e hoje nós temos a oportunidade de tomar conhecimento. Nesse tempo de sua vida encontrava-se completamente desconsolado. Ficou escrito para que os desconsolados sejam por Deus consolados.
Problemas de espíritos interiores, quem passa por esses problemas conhece a angústia de alma e só Deus que pode resolvê-los, mais ninguém. Não são problemas financeiros, enfermidades do corpo, mas são da alma! O remédio precisa vir de Deus.
Muitos problemas aqui relatados, são os mesmos problemas que muitos crentes já passaram no passado. As mesmas aflições se cumpriram para muitos irmãos e irmãs.
Buscava a Deus sem cessar, noite e dia.
”1 CLAMEI ao Senhor com a minha voz: a Deus levantei a minha voz, e ele inclinou para mim os ouvidos. 2 No dia da minha angústia busquei ao Senhor: a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada.”
Não encontrava consolação do mundo, mas esperava a que vinha de Deus.
”3 Lembrava-me de Deus, e me perturbei: queixava-me, e o meu espírito desfalecia. (Selá.) 4 Sustentaste os meus olhos vigilantes: estou tão perturbado que não posso falar.5 Considerava os dias da antiguidade, os anos dos tempos passados. 6 De noite chamei à lembrança o meu cântico:”
Ele tinha um louvor a Deus referente as obras de Deus no seu passado. Investigou.
”... meditei em meu coração, e o meu espírito investigou: 7 Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável?” estou buscando o favor de Deus mas ainda não veio.
Aqui está a Palavra: - O Senhor nos quer ser favorável! E o crente não ficará sem o favor de Deus. A Palavra de Deus lhe é favorável nesta noite.
”8 Cessou para sempre a sua benignidade? acabou-se já a promessa que veio de geração em geração?” Foi dito que o Senhor estaria conosco não sendo só para o tempo presente, mas eternamente.
”9 Esqueceu-se Deus de ter misericórdia? ou encerrou ele as suas misericórdias na sua ira?” E nós aqui nos perguntamos: - Por que se desagradou de alguma coisa de nós? O salmista fez esta investigação. Façamos o mesmo.
O salmista foi bem sucedido porque o Senhor fez-lhe encontrar resposta para tudo.
Não corra de Deus. Não era enfermidade. Dores do espírito, o médico dessas dores é só Deus e Cristo Jesus para aliviar o nosso sofrimento.
Guardemos esta Palavra em nosso íntimo. O Senhor responde / diz: - Não encerrei, ainda tenho muita misericórdia para aqueles que me invocam de dia e de noite.Dizem: - Onde está Deus? Onde estás Tu, Senhor? Providência divina.
Muita coisa a lembrança que o Deus que tu adoras nos traz. Quantas obras Ele já não fez para nós? Ele não fala de onde vem, mas Ele está em todos os nossos caminhos.
”13 O teu caminho, ó Deus, está no santuário. Que é Deus tão grande como o nosso Deus?”
Bendito é o Senhor, Nosso Deus!
Muitos a tua volta o conhecerão, por causa das obras que fará contigo. Ele mesmo se fará por conhecer.
Criará leis neste mundo para favorecer os Seus amados. A força de trabalho do Senhor é mexer nas leis da terra. Veio a frente um relato de um irmão nosso, por nome Jonas, militar numa corporação por mais de 20 anos, foi transferido para outra. Quando chegou a época de se aposentar, foi requerê-la, e foi dito a ele que o tempo da outra corporação não era contado. Esta constatação trouxe-lhe grande aflição, pois era muito tempo que não poderia ser usado para sua aposentadoria, foi buscar a Palavra. O Senhor lhe disse: - Vou mudar a lei para favorecer-te.
Os colegas sabiam de sua situação, se condoeram dele. Certo dia, seus colegas leram no quadro de avisos da corporação que uma nova lei permitia a contagem do tempo anterior para efeito de aposentadoria. Foram correndo contar para Jonas. Houve muita alegria por esta obra.
O Senhor vai mudar o estado interno dentro de nós mesmos e de nossas famílias.
Onde a tua mão não alcança, a Minha alcança. Somente me serve, fica em silêncio, esta guerra é minha!
Você verás os corações mudarem. Quem está embaixo sobe e quem está acima desce. Mesmo Deus que cumpriu estas obras no passado, cumprirá agora para a igreja. Glória ao Nome do Senhor!
Diga: - É falha minha. Pois, Deus é fiel em tudo.
O salmista nunca se envergonhou do Senhor.
”17 Grossas nuvens se desfizeram em água; os céus retumbaram: as tuas frechas correram duma para outra parte. 18 A voz do teu trovão repercutiu-se nos ares; os relâmpagos alumiaram o mundo; a terra se abalou e tremeu. 19 Pelo mar foi teu caminho, e tuas veredas pelas grandes águas; e as tuas pegadas não se conheceram.”
Os povos se espantaram do Deus de Israel.
O Senhor vai acertar as tuas veredas. Quando Israel passou pelo mar. Chegou diante das nações que tremiam. Exclamavam: – Eis o poder do Deus de Israel!
Assim também aconteceu em Jericó. Uma meretriz chamada Raabe, ajudou os emissários de Israel mandados a Jericó por Josué. Ela os fez escapar dos perseguidores, porque o vosso temor chegou aqui na nossa cidade, disse-lhe. Nós temos conhecimento do poder de Deus de Israel. (Josué 2). Mas quando as coisas sucederem, me favoreçam a casa de meu pai, disse Raabe a eles. O Senhor diz: - Os que te favoreceram serão favorecidos por Mim, teu Deus. O Senhor te ajudará, e te levantará a tua cabeça.
Glória ao Nome Santo do Senhor!
Os que estão ao nosso redor dirão: - Não ponho a mão nas tuas causas porque tenho medo do teu Senhor.
Asafe em sua própria investigação percebeu que estava sendo consolado por Deus.
Teremos a mente abençoada pela Luz de Deus. A opressão dos estranhos espíritos sucumbirá diante do poder desta Palavra. O Senhor cobrirá a nossa cabeça no dia da batalha.
Quando quiseram colocar elmo/capacete, armaduras e espada em Davi, disse-lhes: Tirem isto de mim, era jovem mal conseguia se movimentar e erguer com todo aquele peso. Mas ele não estava desprotegido, estava com o Senhor, estava com a benção do Senhor, e assim foi enfrentar o gigante que afrontava o povo de Israel. E assim com umas pedrinhas, com alguns seixos do ribeiro, caiu o gigante Golias. (I Samuel 17.37-51).
“37 Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo. 38 E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça. 39 E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si. 40 E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu. 41 O filisteu também vinha se aproximando de Davi; e o que lhe levava o escudo ia adiante dele. 42 E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto. 43 Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi. 44 Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo. 45 Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. 46 Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel; 47 E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão. 48 E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. 49 E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra. 50 Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão. 51 Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram.”
E o Deus que Davi adorava foi temido pelo filisteus.
Se não for possível a cobertura material, sempre há a cobertura do Espírito de Deus aos Seus, bem como a Luz para escapar das ciladas.
Até de Saul, Davi escapou tantas e tantas vezes.
Foi dito: - Saia daqui coberto com o Espírito da Palavra de Deus. Paz interna está sendo (será) dada nesta noite!
Defenderá, advogará a tua inocência, para aqueles que possuem a vida regrada na Palavra de Deus. Tira a tristeza e coloca alegria! Tira tuas trevas e coloca a Luz.
O mesmo ocorre quando estamos nos ministérios, fecha a mente e não temos nada, mas de repente a mente se abre para a Palavra. Fecha a mente para o mundo e abre para o Senhor. Tua preocupação se dissipará, ela está com o Senhor.
Mais um aviso, quando aqueles que te perseguem caírem, não te alegres. Pois, é obra do Filho do teu Pai que está nos céus.
Eis o conselho desta noite, força e ânimo para enfrentarmos o que tivermos que enfrentar. Não sabemos quantos dias ainda teremos aqui no mundo.
Pela Palavra a força é renovada para todos. Deus seja louvado! Amém!Glória a Deus! Glória a Jesus!
Hinos: 371 (silêncio), 91, 97, 7, 69, 167, e 102. 207 (despedida).
Brasília (DF), 20 de março de 2.007.

Nenhum comentário: